A Construção do Estado Social

Autores

  • Michel André Bezerra Lima Gradvohl

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v9i1.103

Palavras-chave:

Bem-estar social.

Resumo

O Estado de Bem-Estar Social é resultado de uma longa evolução da concepção do Estado, enquanto fruto da organização política do homem e das funções que essa instituição deve exercer. A partir do assim entendido Estado de natureza e chegando ao Estado Social as sociedades, sobretudo nas concepções judáico-cristã--ocidental, passaram por diversas vicissitudes que as levaram ao desenvolvimento paulatino de estruturas que lhes proviessem as suas necessidades prementes. Buscando conferir a toda a sociedade a verdadeira liberdade – a material - a partir do provimento da igualdade, ao menos nas condições básicas e fundamentais de vida, a cada cidadão, o Estado de Bem-Estar Social informa e busca realizar os direitos sociais, econômicos e culturais de cada indivíduo.

Referências

ANDERSON, Perry. El Estado absolutista. Tradução de Santos Juliá. 17ª. ed. Cidade do México: Siglo Veintiuno Editores, 2002.

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Tradução de Carmem C. Varriale ET al. v. 1. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BONAVIDES, Paulo. Do estado liberal ao estado social. 6ª. ed. São Paulo: Malheiros, 1996.

BUSATO, Paulo. O público e o privado em Rousseau: uma análise das relações jurídicas a partir da ideia de desigualdade entre os homens. In: Teoria Jurídica das Relações Interpessoais. Álvaro Borges de Oliveira e Cesar Luiz Pasold (Coords.). Florianópolis: Momento Atual, 2004.

FIGUEIREDO, Juliana Scavuzzi dos Santos. A questão da liberdade em Thomas Hobbes. In: Teoria Jurídica das Relações Interpessoais. Álvaro Borges de Oliveira e Cesar Luiz Pasold (Coords.). Florianópolis: Momento Atual,

HOBBES, Thomas. Leviatã. ou a Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Tradução Rosina D´angina. São Paulo: Ícone, 2000.

LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Tradução de Júlio Fisher. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. [s.t.] 7ª. ed. São Paulo: Global, 1988.

RITTER, Gerhard A. El estado social, su origen y desarollo en una comparación internacional. Tradução de Joaquín Abellán. Madrid: Centro de Publicaciones Ministério de Trabajo y Seguridad Social, 1991.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 28ª. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

SUNDFELD, Carlos Ari. Fundamentos de direito público. 4ª. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

VERDÚ, Pablo Lucas. A luta pelo Estado de Direito. Tradução de Agassiz Almeida Filho. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Construção do Estado Social. (2011). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 9(1), 137-153. https://doi.org/10.32586/rcda.v9i1.103