Lei de Responsabilidade Fiscal: art. 16. Subsídios para Interpretação

Autores

  • Austen S. Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v8i1.78

Palavras-chave:

Lei de Responsabilidade Fiscal.

Resumo

O artigo 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que dispõe sobre a ne-cessidade de elaboração de estimativa do impacto orçamentário financeiro para três exercícios e a declaração do ordenador da despesa sobre sua compatibilidade com o Plano Plurianual, com as Diretrizes Orçamentárias e com o Orçamento, quando ela decorrer da criação, ampliação ou aperfeiçoamento da ação governa-mental com aumento de gastos, ora vem sendo interpretado como aplicável a to-do e qualquer contrato, ora só com aqueles decorrentes da execução de projetos (não de atividades). O artigo procura dar subsídios à interpretação da norma, mostrando que ela se aplicaria de maneira diferente, em execução tanto de proje-tos quanto de atividades, mas só quando há aumento da despesa orçamentária fixada e por decorrência de criação expansão ou aperfeiçoamento da ação gover-namental. Não se aplicaria, portanto, na execução normal das ações consignadas na Lei Orçamentária.

Referências

HARADA, K. Responsabilidade fiscal. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.

OLIVEIRA, A. da S., RODRIGUEZ, F. A. M., POLO, J. C. PALAVÉRI, M., CAETANO, W. P.. O Município e a Lei de Responsabilidade Fiscal. São Paulo: Mageart, 2000.

TOLEDO, F. C. de, ROSSI, S. C. Lei de Responsabilidade Fiscal comentada por artigo. 2. ed. São Paulo: NDJ, 2002.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lei de Responsabilidade Fiscal: art. 16. Subsídios para Interpretação. (2010). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 8(1), 109-118. https://doi.org/10.32586/rcda.v8i1.78