O Índice Mineiro de Responsabilidade Social e gasto público: uma análise da eficiência na alocação de recursos públicos nos municípios de Minas Gerais

AN ANALYSIS ABOUT EFFICIENCY ON PUBLIC RESOURCES ALLOCATION ON THE CITIES

Autores

  • Walter Horta Motta Filho Ibmec
  • Felipe Lacerda Diniz Leroy Ibmec
  • Marcela Shinkawa Cassini Ibmec

Palavras-chave:

Eficiência. Gasto Público. IMRS. Minas Gerais. Efeitos Fixos e Aleatórios.

Resumo

Este trabalho parte da análise do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) como sendo uma proxy para o bem-estar. Por meio dos determinantes da IMRS, consegue-se apontar a relação entre os gastos municipais e o impacto no índice, em primeiro plano, e o bem-estar, em segundo. Municípios mais eficientes conseguiriam transformar o aumento do gasto público em melhoria do índice. A base de dados foi compilada pela Fundação João Pinheiro, de 2008 a 2010. Os resultados apontam uma relação entre gasto e resultado negativo para a saúde, e positivo para a educação, o saneamento e a cultura. Além disso, a variável dummie regional explica, em maior parte, se o município é eficiente ou não em transformar aumento de recursos em melhoria de bem-estar.

 

Biografia do Autor

  • Walter Horta Motta Filho, Ibmec

    Formado pelo Ibmec Minas, atua na área de pesquisa e finanças. É assistente de pesquisa na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), onde trabalha com coleta e análise de dados da economia mineira e da indústria do estado, bem como sua inserção na economia nacional e internacional.

  • Felipe Lacerda Diniz Leroy, Ibmec

    Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR-UFMG (2013) e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Professor Adjunto II do Grupo Ibmec Educacional e Pesquisador da Fundação João Pinheiro - Departamento de Estudos em Cultura, Turismo e Economia Criativa. Consultor da 2LM - Consultoria e Treinamento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia, Métodos Quantitativos e Finanças, atuando nos seguintes temas: microeconomia aplicada, finanças, microeconometria.

  • Marcela Shinkawa Cassini, Ibmec

    Estudante de Relações Internacionais no Ibmec Minas.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Índice Mineiro de Responsabilidade Social e gasto público: uma análise da eficiência na alocação de recursos públicos nos municípios de Minas Gerais: AN ANALYSIS ABOUT EFFICIENCY ON PUBLIC RESOURCES ALLOCATION ON THE CITIES. (2019). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 17(1), 82-113. https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/469