Análise das despesas com pessoal dos Poderes Executivos dos estados do Nordeste quanto aos limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v16i1.453

Palavras-chave:

Lei de responsabilidade fiscal. Relatório de gestão fiscal. Estados da região Nordeste. Despesa com pessoal. Limites.

Resumo

A Lei de Responsabilidade Fiscal existe para estabelecer, nacionalmente, padrões relacionados às finanças públicas onde cada ente federativo deve observar os limites de gastos, endividamento, entre outros aspectos. Sabendo disso, o objetivo deste artigo é analisar as despesas com pessoal dos Poderes Executivos dos Estados da região Nordeste no período de 2013 a 2017, identificando o cumprimento dos limites estabelecidos pela mencionada Lei, apontando os impactos que a evolução dos gastos com pessoal e da Receita Corrente Líquida trouxeram para as finanças públicas destes Estados. Para tanto, foi feita uma pesquisa de natureza exploratória, analisando as despesas e receitas dos estados da região Nordeste. Os resultados indicaram que a recessão econômica afetou as contas públicas dos Estados, notadamente por conta da redução das receitas. Observou-se ainda que, na média geral, o ano de 2015 foi mais atribulado em decorrência das dificuldades ocasionadas pelo primeiro mandato dos governadores eleitos e do agravamento da crise econômica. Notou-se que os governantes reeleitos tiveram dificuldades para controlar os gastos com pessoal.

Biografia do Autor

  • Natanael Carvalho Rabelo, Universidade Estadual do Ceará - UECE
    Graduado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE em Ciências Contábeis. Funcionário Público do Banco do Nordeste do Brasil. Professor de Concursos Públicos.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei Complementar Nº 101, de 4 de maio de 2000.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda da Bahia. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em <http://www.sefaz.ba.gov.br/>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda da Bahia. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <http://www.sefaz.ba.gov.br/>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda da Paraíba. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em <http://www.siaf.cge.pb.gov.br/CGE/jspServMenuPrincipal.jsp>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda da Paraíba. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <http://www.siaf.cge.pb.gov.br/CGE/jspServMenuPrincipal.jsp>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda de Alagoas. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em < http://www.sefaz.al.gov.br/financas >. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda de Alagoas. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <http://www.sefaz.al.gov.br/financas>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <https://www.sefaz.pe.gov.br/Transparencia/Financas/Paginas/Demonstrativos-da-lei-de-Responsabilidade-Fiscal.aspx>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em <https://www.sefaz.pe.gov.br/Transparencia/Financas/Paginas/Demonstrativos-da-lei-de-Responsabilidade-Fiscal.aspx>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda de Sergipe. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em < http://www.sefaz.se.gov.br/relatorio-financeiro>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda de Sergipe. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em < http://www.sefaz.se.gov.br/relatorio-financeiro>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Ceará. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em < http://transparencia.ce.gov.br/static/planejamento-e-execucao-orcamentaria/relatorios-fiscais/>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Ceará. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <http://transparencia.ce.gov.br/static/planejamento-e-execucao-orcamentaria/relatorios-fiscais/>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Maranhão. Relatório de Gestão Fiscal. Disponível em <http://www.transparencia.ma.gov.br/transparencia/relatorio-de-gestao/>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Maranhão. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <http://www.transparencia.ma.gov.br/transparencia/relatorio-de-gestao/>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Piauí. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em <http://www.sefaz.pi.gov.br/index.php/transparencia/relatorios-da-lei-de-responsabilidade-fiscal-lrf>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Piauí. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <http://www.sefaz.pi.gov.br/index.php/transparencia/relatorios-da-lei-de-responsabilidade-fiscal-lrf>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte. Relatórios de Gestão Fiscal. Disponível em <http://www.control.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=PASTAC&TARG=3343&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=Demonstrativos+Fiscais>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria da Fazenda. Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte. Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária. Disponível em <http://www.control.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=PASTAC&TARG=3343&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=Demonstrativos+Fiscais>. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

BRASIL. Secretaria do Tesouro Nacional. Manual de Demonstrativos Fiscais: aplicado à União e aos Estados, Distrito Federal e Municípios / Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional. – 8ª ed. – Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional, Subsecretaria de Contabilidade Pública, Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, 2017.

COSTA, A.J e SILVA, S. W. ; Lei de Responsabilidade Fiscal: Observância dos Limites de Gastos com Pessoal no Poder Executivo dos Estados da Região Nordeste de 2013 a 2015, Período de Início da Recessão Econômica Brasileira. Revista Controle - doutrinas e artigos; v. 14, n. 2, 2016. Disponível em <http://revistacontrole.ipc.tce.ce.gov.br/ index.php/RCDA/article/view/341. Acesso em: 16 de outubro de 2017.

COSTA, D. M. D. e VIEIRA, R. S.; Avaliação Econômico-Financeira dos Municípios Mineiros à Luz da Lei de Responsabilidade Fiscal no Período de Transição de Governo. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 2006, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: ABC, 2006.

GIUBERTI, A. C. Lei de Responsabilidade Fiscal: efeitos sobre os gastos com pessoal dos municípios brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 23, 2005, Rio Grande do Norte. Anais. Rio de Janeiro: Anpec, 2005.

JAROLLETO, C., Seis Décadas de Déficit Público no Brasil. Política Fiscal e Dívida Pública – Menção Honrosa, Brasília, 2009.

MATIAS-PEREIRA, J. Finanças Públicas: a política orçamentária no Brasil. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MONTEIRO, E. L., Lei de Responsabilidade Fiscal Lei complementar nº 101/ 2000

Dicas para realização de provas de concursos artigo por artigo. 2ª Ed. Bahia: Editora JusPodivm, 2010.

ROGERS, P.; SENA, L. B. Análise agregada dos municípios mineiros de grande porte quanto à adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, n. 8, p. 99-119, jul./dez. 2007.

SANTOLIN, R.; JAYME JR. F. G.; REIS, J. C. Lei de responsabilidade fiscal e implicações na despesa de pessoal e de investimento nos municípios mineiros: um estudo com dados em painel dinâmico. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 895-923, outubro dezembro 2009.

SANSON, F. J., Teoria das finanças públicas. Departamento de Ciências da Administração, Florianópolis, 2011.

ZANELLI, J. C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos da Psicologia, n. 7, p. 79-88, 2002.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise das despesas com pessoal dos Poderes Executivos dos estados do Nordeste quanto aos limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal. (2018). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 16(1), 243. https://doi.org/10.32586/rcda.v16i1.453