A inclusão social das pessoas com deficiência como efeito da efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana: análise no plano normativo

Autores

  • Aline Cristina Bezerra Leite Carvalho Lima

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v10i2.250

Palavras-chave:

Inclusão Social. Dignidade da pessoa humana. Pessoas com deficiência. Constituição Federal. Tratados Internacionais.

Resumo

A Segunda Guerra Mundial revelou-se como divisor de águas no cenário de proteção às pessoas com deficiências. Após seu fim, enfatizou-se o princípio da dignidade da pessoa humana, que passou a ser tema em diversos encontros internacionais, norteando as questões ligadas a esse grupo minoritário. Este trabalho visa a revelar à comunidade acadêmica a evolução da situação normativa brasileira no plano nacional e internacional quanto à proteção às pessoas com deficiência. Para isso, foram realizadas pesquisas em doutrinas, jurisprudências nacionais e estrangeiras, bem como na internet. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que a atenção às pessoas com deficiência foi salientada sobremaneira desde a metade do séc. XX. Desde a classificação do grupo como sendo minorias, a preocupação em identificar coerentemente o termo deficiência, até a elaboração de tratados internacionais específicos para o grupo. Neste ínterim, o princípio da dignidade da pessoa humana permeou toda a evolução do amparo nacional e internacional, conferindo proteção a todas as pessoas pelos simples fato de serem humanas. A vida humana aufere, finalmente, o valor devido, não sendo mais admissível haver discriminação, seja ela contra quem for.

Referências

ARAÚJO, Luiz Alberto David (Coord). Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência. Sylvia Helena F. Steiner. A proteção internacional das pessoas portadoras de deficiência. São Paulo: Revistas dos Tribunais,

BOBBIO, Noberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 6. ed. Saraiva: São Paulo,2008.

DANTAS, Tiago. Magna Carta. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/magna-carta.htm Acesso em: 19.maio.2008.

MAGALHÃES, Rita (Org.). Traduções para as palavras diferença/ deficiência: um convite à descoberta. Reflexões sobre a Diferença: uma introdução à educação especial. Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães. 2. ed. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais: teoria geral, comentários aos arts. 1º a 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudência. São Paulo: Atlas, 1998.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos, o princípio da dignidade humana e a Constituição Brasileira de 1988. Revista dos Tribunais. v.14 n.833 MAR São Paulo: RT, 2005.

RITTI, Caroline Fockink; SALLA, Danielle de Moraes; COSTA, Marli Marlene da. A Dignidade da Pessoa Humana e as políticas públicas no direito brasileiro. In: Revista do Direito. n.24 JUL/DEZ. Santa Cruz do Sul: EUNISC, 2005.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos Direitos Fundamentais. 6.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2006.

SEMPRINI, Andréa. Multiculturalismo. Bauru: EDUSC, 1999.

WUCHER,Gabi. Minorias: Proteção Internacional em prol da Democracia. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A inclusão social das pessoas com deficiência como efeito da efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana: análise no plano normativo. (2012). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 10(2), 355-372. https://doi.org/10.32586/rcda.v10i2.250