logo

Finanças Públicas Municipais: do Arcabouço Teórico às Evidências Empíricas

Publicado: 2011-12-31

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho

  • Willian Gledson e Silva

  • Adriano Olivier de Freitas e Silva

DOI: https://doi.org/10.32586/rcda.v9i2.148

Palavras-chave:

Descentralização fiscal. LRF. Gasto público. Municípios piauienses.

Resumo

A descentralização fiscal no Brasil, implementada a partir da Constituição Federal de 1988, representou significativas transformações no cenário das contas publicas do pais. Maior autonomia foi concedida as unidades subnacionais em um contexto de federalismo fiscal. Com isso, os problemas de endividamento e descontrole dos gastos públicos foram prementes. Nesse contexto, em maio de 2000, entrou em vigor a lei complementar 101/2000. Tal prerrogativa tinha como meta a orientação e o controle dos gastos públicos nas três esferas do Executivo, União, estados e municípios. Nesse contexto, e pretensão deste estudo observar o comportamento dos gastos públicos municipais no Piauí. A escolha do espaço geográfico deu-se pelo fato de ser este um dos estados do nordeste que concentram o maior numero de pequenos municípios, alem de estar economicamente entre as três menores economias da região. Os anos selecionados para a avaliação empírica foram 2001 e 2009. Alem disso, a fonte de dados que norteou o estudo e a Secretaria do Tesouro Nacional. Metodologicamente, utilizou-se uma revisão de literatura e posteriormente os dados empíricos que obtiveram tratamentos estatísticos, alem do auxilio de um modelo de regressão para robustecer mais os resultados. Os achados pela pesquisa apontam elevação dos gastos per capita pelos municípios piauienses, em todas as variaveis, alem de se observar elevacao do poder de explicacao das variáveis, gastos com Legislativo, educação e cultura e saúde e saneamento, em detrimento da redução das demais variáveis, na explicação dos gastos públicos municipais. As variáveis selecionadas ajustaram-se bem ao modelo e observou-se significância entre 1 e 5% em todos os anos.

Métricas

PlumX
Altmetric
scite_

Referências

AFONSO, J. R.; SERRA, J. Descentralismo fi scal à brasileira: algumas refl exões. Revista do BNDES: Rio de Janeiro, BNDES, Nº 12, 1999.

CORBARI, A. C.. Grandes municípios brasileiros: estrutura do endividamento e impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Dissertação de Mestrado em Contabilidade. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2008.

FIORAVANTE, D. G.; PINHEIRO, M. M. S.; VIEIRA, R. S. Lei de Responsabilidade Fiscal e fi nanças públicas municipais: impactos sobre despesas com pessoal e endividamento. Texto para Discussão, Brasília: IPEA, n. 1.223,2006.

GIUBERTI, A. C.. Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre os gastos dos municípios brasileiros. Dissertação Mestrado em Economia. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2005

GUJARATI, D. N. Econometria Básica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 – 3ª reimpressão.

JOHNSTON, J.; DINARDO, J. Métodos econométrico. Lisboa: McGraw Hill. 2001

MAIA GOMES; MAC DOWELL. Os Elos Frágeis da Descentralização: Observações Sobre as Finanças dos Municípios Brasileiros. 1995.

MENEZES, R. T. de. Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre as categorias e funções de despesas dos municípios brasileiros (1998-2004). Dissertação Mestrado em Economia. Universidade de São Paulo. São Paulo,

NORTH, D. C. Insittuciones, cambio institucional y desempeno econômico. México: Fondo de cultura Económica. 1993.

NUNES, S. P.; NUNES, R. C.. Dois anos da Lei de Responsabilidade Fiscal do Brasil: Uma avaliação dos resultados à luz do Modelo do Fundo comum. Texto para discussão n 276. Universidade de Brasília. Brasília, 2003.

REZENDE, F. Finanças Públicas. 2.ed. São Paulo: ATLAS, 2001.

SILVA, W. G. Descentralização fi scal e desenvolvimento sócio-econômico: os efeitos do Fundo de Participação dos Municípios, no dinamismo econômico de Ceará-Mirim (2000-2003). Monografi a do curso de graduação em

Economia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.

SILVA, W. G. Finanças públicas na nova ordem constitucional brasileira: uma analise comportamental dos municípios potiguares nos anos antecedentes e posteriores a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dissertação de Mestrado em Economia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.

SILVA FILHO, L. A; SILVA, W. G. SILVA, A. O. F; SILVA, Y. C. L. Considerações sobre receitas municipais em estados do Nordeste brasileiro: uma análise comparativa referente ao comportamento da arrecadação dos municípios baianos, cearenses e piauienses, no ano de 2007. Seminário Internacional Celso Furtado. Anais... Recife – PE, Outubro, 2009

SILVA FILHO, L. A; QUEIROZ, S. N; SILVA, W. G. SILVA, A. O. F. Receitas Correntes em Municípios Cearenses: Autonomia ou Dependência? Revista Controle, Nº 1, vol. VIII setembro de 2010.

Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA FILHO, Luís Abel da; SILVA, Willian Gledson e; SILVA, Adriano Olivier de Freitas e. Finanças Públicas Municipais: do Arcabouço Teórico às Evidências Empíricas. Revista Controle - Doutrina e Artigos, Fortaleza, CE, Brasil, v. 9, n. 2, p. 293–314, 2011. DOI: 10.32586/rcda.v9i2.148. Disponível em: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/148.. Acesso em: 10 abr. 2026.