logo

Auditoria de Tecnologia da Informação – A Experiência do TCE-CE

Publiée: 2012-06-30

Auteurs

  • Paulo Alcântara Saraiva Leão

DOI : https://doi.org/10.32586/rcda.v10i1.176

Mots-clés :

auditoria. auditoria governamental. tecnologia da informação. TI. Tribunal de Contas do Estado do Ceará, TCE-CE. administração pública.

Résumé

O presente artigo tem como propósito apresentar a experiência de implantação da área de auditoria de Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O controle externo sobre a governança e o uso dos recursos de Tecnologia da Informação (TI), bem como os processos de aquisição dos mesmos no âmbito da Administração Pública estadual, é de extrema importância, uma vez tratar-se de área estratégica, de alto teor técnico, de grande dinamicidade e que envolve recursos financeiros significativos dentro dos orçamentos públicos. O objetivo maior com a implantação de uma área de auditoria de TI no TCECE foi buscar garantir que os recursos destinados a essa área, dentro da Administração Pública, sejam corretamente aplicados. Teve também o intuito de contribuir para a boa governança da TI na Administração Pública estadual, em benefício da sociedade. Neste contexto, o TCE-CE espera introduzir uma visão de auditoria de TI não limitada apenas ao regramento legal, mas também com ênfase na verificação da efetividade dos resultados dos programas, projetos, processos e atividades de TI, que dão suporte à aplicação de políticas públicas. Neste artigo, são apresentadas as motivações que justificaram a criação desta nova área, sua estrutura organizacional, ações realizadas, competências, atribuições, processo de trabalho; e finalmente os resultados e benefícios alcançados com sua atuação.

##plugins.themes.gdThemes.metrics##

PlumX
Altmetric
scite_

Références

CEARÁ, Tribunal de Contas do Estado do. Lei Orgânica. 3ª edição. Fortaleza: TCE, 2010.

FERRER, Florência. Gestão pública eficiente.2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

GUERRA, Evandro Martins. Os controles externo e interno da administração pública. 2ª edição. Belo Horizonte: Fórum, 2005.

KNIGHT, Peter Titcomb; FERNANDES, Ciro Campos Christo; CUNHA, Maria Alexandra (organizadores). E-Desenvolvimento no Brasil e no mundo – subsídios e Programa e-Brasil. São Paulo: Yendis, 2007.

WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W. Governança de TI - Tecnologia da Informação. São Paulo: M. Books do Brasil, 2006.

Publiée

2012-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

LEÃO, Paulo Alcântara Saraiva. Auditoria de Tecnologia da Informação – A Experiência do TCE-CE. Revista Controle - Doutrina e Artigos, Fortaleza, CE, Brasil, v. 10, n. 1, p. 141–168, 2012. DOI: 10.32586/rcda.v10i1.176. Disponível em: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/176.. Acesso em: 12 avr. 2026.