Sistema Integrado de Contabilidade (SIC) como Ferramenta de Controle Externo sob a Ótica dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE)

Autores

  • Giovana de Albuquerque Andrade
  • Maria da Glória Arrais Peter

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v8i1.84

Palavras-chave:

Sistema Integrado de Contabilidade. Controle Externo.

Resumo

A Constituição determina que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. No âmbito do Estado do Ceará, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) é o órgão de controle externo responsável por essa fiscalização, utilizando o Sistema Integrado de Contabilidade (SIC) como ferramenta auxiliar na fiscalização dos jurisdicionados. Deste modo, objetivou-se no presente trabalho verificar a contribuição do SIC no contexto das atividades de controle externo exercidas pelos servidores do TCE. Para tanto, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca do controle externo, das competências do TCE e acerca do SIC. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários junto aos servidores para a coleta dos dados sobre o sistema. Ressalte-se que o universo da pesquisa foi o total de servidores que executam atividades de controle, sendo adotado como critério na amostra intencional, a utilização do SIC no desenvolvimento dessas atividades. Após a coleta, esses dados foram trabalhados e estudados, sendo demonstrados os resultados obtidos com o auxílio de tabelas, quadros e gráficos. Ao término, foi possível delinear o perfil dos servidores que utilizam o SIC, bem como identificar a percepção destes quanto aos benefícios e limitações desse sistema. Constatou-se, portanto, que o SIC contribui positivamente para as atividades de controle externo mais relevantes do TCE, contudo, é preciso aperfeiçoá-lo em alguns pontos, bem como é necessário que os servidores aprofundem o seu conhecimento no SIC por meio de treinamentos, visando utilizá-lo de maneira mais eficiente.

Referências

BRASIL. Lei n. 4320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 9 abr. 1964.

_____. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

CEARÁ. Decreto n. 14222, de 26 de dezembro de 1980. Aprova as instruções para o serviço de execução orçamentária dos Órgãos da Administração Centralizada e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza, 29 dez. 1980.

_____. Constituição (1989). Constituição do Estado do Ceará 1989. Fortaleza: Inesp, 2004.

_____. Lei n. 11714, de 25 de julho de 1990. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Administração Estadual. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza, 31 jun. 1990.

_____. Lei n. 12509, de 06 de dezembro de 1995. Dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Ceará, Fortaleza, 06 dez. 1995.

MARCONI, M. de A., LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, G. de A. Manual para Elaboração de Monografias e Dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 31a. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

O’BRIEN, J. A. Sistema de Informação: e as decisões gerenciais na era da internet. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

PADOVEZE, C. L. Controladoria Básica. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2004.

PETER, M. da G. A, MACHADO, M. V. V. Manual de Auditoria Governamental. São Paulo: Atlas, 2003.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 7. Ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.

Downloads

Publicado

2010-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sistema Integrado de Contabilidade (SIC) como Ferramenta de Controle Externo sob a Ótica dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). (2010). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 8(1), 209-234. https://doi.org/10.32586/rcda.v8i1.84