O Controle Administrativo Interno: sujeito, fato e parâmetro

Autores

  • Antonio Paulo da Silva Mestre em Física da Matéria Condensada; Especialista em Direito e Gestão Tributária; Bacharel em Direito; Bacharel em Física Geral e Fundamental; Auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará.
  • Carlos Henrique da Silva Sousa Mestrando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA); Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
  • Kássyo Modesto da Silva Mestrando em Administração e Controladoria; Especialista em Gestão Pública com enfoque em Controle Externo; Bacharel em Contabilidade; Auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v14i2.337

Palavras-chave:

Controle Administrativo. Interno. Sujeito. Fato. Parâmetro.

Resumo

Este artigo apresenta um olhar sobre a função de controle administrativo interno, procurando identificar, de forma analítica, os principais aspectos que envolvem essa atividade. No artigo, são apresentados os sujeitos, os fatos jurídicos abordados, os parâmetros utilizados na avaliação e a forma como esses três elementos se relacionam.

Biografia do Autor

  • Kássyo Modesto da Silva, Mestrando em Administração e Controladoria; Especialista em Gestão Pública com enfoque em Controle Externo; Bacharel em Contabilidade; Auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará.


Referências

ALEXY, R. Teoria da argumentação jurídica: a teoria do discurso racional como teoria da fundamentação jurídica. 2. ed. São Paulo: Landy, 2005.

ÁVILA, H. B. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

BOFF, L. Tempo de transcendência: o ser humano como um projeto infinito. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

DWORKIN, R. O império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Controle Administrativo Interno: sujeito, fato e parâmetro. (2016). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 14(2), 218-238. https://doi.org/10.32586/rcda.v14i2.337