logo

Reajuste contratual, disponibilidade orçamentária e ajuste verbal com a Administração Pública

Publicado: 2012-06-30

Autores/as

  • Bruno Santos Cunha

  • Thiago Mesquita Teles de Carvalho

DOI: https://doi.org/10.32586/rcda.v10i1.179

Palabras clave:

contrato administrativo. reajuste. disponibilidade orçamentária e financeira. ajuste verbal.

Resumen

O presente artigo pretende analisar as decorrências e peculiaridades de ajustes verbais entabulados entre a Administração Pública, por seus prepostos, e contratados, no bojo da discussão acerca de reajustes em contratos administrativos (sobretudo os relativos a obras e serviços de engenharia). Entre outros pontos, o que se pretende é discutir tal temática à luz da questão da disponibilidade financeira e orçamentária da Administração Pública para o cumprimento daquilo que foi ajustado, com o objetivo de fazer face à despesa correspondente ao reajuste devido.

##plugins.themes.gdThemes.metrics##

PlumX
Altmetric
scite_

Referencias

CUNHA, Bruno Santos; CARVALHO, Thiago Mesquita Teles de. Súmulas do Tribunal de Contas da União: organizadas por assunto, anotadas e comentadas. Salvador: Juspodivm, 2012.

FURTADO, Lucas Rocha. Curso de licitações e contratos administrativos. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à lei de licitações e contratos administrativos. 13. ed. São Paulo: Dialética, 2009.

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Lei de responsabilidade fiscal comentada. 4. ed. Brasília: Vestcon, 2007.

NIEBUHR, Joel de Menezes. Licitação pública e contrato administrativo. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

TORRES, Ronny Charles Lopes de. Leis de licitações públicas comentadas. 3. ed. Salvador: Juspodium, 2010.

Publicado

2012-06-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CUNHA, Bruno Santos; CARVALHO, Thiago Mesquita Teles de. Reajuste contratual, disponibilidade orçamentária e ajuste verbal com a Administração Pública. Revista Controle - Doutrina e Artigos, Fortaleza, CE, Brasil, v. 10, n. 1, p. 169–178, 2012. DOI: 10.32586/rcda.v10i1.179. Disponível em: https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/179.. Acesso em: 12 apr. 2026.