Requisição administrativa constitucional: fundamentos normativos e características estruturais da medida interventiva

Autores

  • Marco Antônio Praxedes de Moraes Filho Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Visitante da Divisão de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v16i1.434

Palavras-chave:

Requisição administrativa. Intervenção estatal na propriedade privada. Limitação à autonomia privada. Características constitucionais e infraconstitucionais. Princípio da supremacia do interesse público.

Resumo

A requisição administrativa é frequentemente assinalada pela doutrina pátria como a forma mais drástica de intervenção estatal na propriedade privada. Entre as inúmeras características que edificam o instituto, a urgência no apossamento dos bens e/ou na fruição dos serviços particulares, visando o combate do perigo público iminente, é o seu grande traço identificador. Todavia, essa atmosfera singular parece não ter sido suficiente para instigar trabalhos investigativos mais aprofundados nos últimos anos, permanecendo a temática ainda injustamente pouco explorada pelos cientistas jurídicos, resumindo sua narrativa a escassos parágrafos nos manuais universitários. A greve dos caminhoneiros, também chamada de crise do diesel, ocorrida em 2018 em praticamente toda a extensão do território brasileiro, despertou novamente o interesse pela matéria, tendo em vista o Decreto nº 9.382, de 25 de maio de 2018, ter autorizado o emprego da requisição administrativa pelas Forças Armadas objetivando a garantia da lei e da ordem. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar que a maneira enérgica de ingerência estatal na seara privada apresenta tanto uma vertente preventiva quanto um tratamento repressivo. O objetivo desta pesquisa consiste em definir os contornos legais dessa medida pouco simpática, mas extremamente necessária, evitando práticas abusivas na sua utilização.

Biografia do Autor

  • Marco Antônio Praxedes de Moraes Filho, Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Visitante da Divisão de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
    Analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/CE). Mestre em planejamento e políticas públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). MBA em gestão pública, especializações em direito e processo constitucionais, em direito e processo administrativo e em direito processual penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor), onde também é professor visitante da Divisão de Pós-Graduação. Membro e sócio-fundador do Instituto Cearense de Direito Administrativo (ICDA). Membro do Corpo Editorial da revista Dizer da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ALEXANDRINO, M.; PAULO, V. Direito administrativo descomplicado. 23. ed. São Paulo: Método, 2015.

ALEXY, R. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Imprensa Oficial, 1988.

CARVALHO FILHO, J. d. S. Manual de direito administrativo. 26. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

CUNHA JÚNIOR, D. d. Curso de direito administrativo. 14. ed. Salvador: JusPODIVM. 2015.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. 26. ed. São Paulo: Atlas: 2013.

FURTADO, L. R. Curso de direito administrativo. 5. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2015.

GASPARINI, D. Direito administrativo. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

JUSTEN FILHO, M. Curso de direito administrativo. 11. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

MARINELA, F. Direito administrativo. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

MAZZA, A. Manual de direito administrativo. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

MELLO, C. A. B. d. Curso de direito administrativo. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

NOHARA, I. P. Direito administrativo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PAULO, V.; ALEXANDRINO, M. Direito constitucional descomplicado. 14. ed. São Paulo: Método, 2015.

SILVA, C. Greve de caminhoneiros deixa rastro de prejuízos bilionários em todo o País. Jornal O Estado de São S. Paulo, São Paulo/SP, 31 maio 2018, Economia & Negócios.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Requisição administrativa constitucional: fundamentos normativos e características estruturais da medida interventiva. (2018). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 16(1), 113. https://doi.org/10.32586/rcda.v16i1.434