Eficiência relativa da educação nos municípios cearenses

Autores

  • Meiry Mesquita Monte Tribunal de Contas do Estado do Ceará
  • Cláudio Bezerra Leopoldino Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32586/rcda.v18i1.586

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Eficiência Relativa. Análise Envoltória de Dados. Municípios Cearenses.

Resumo

Esta pesquisa objetiva avaliar a eficiência relativa da educação em municípios cearenses por meio da metodologia Análise Envoltória de Dados. Os resultados evidenciaram uma eficiência média de 83,6%. Ademais, percebeu-se que: (a) maiores gastos não aumentam necessariamente a eficiência; (b) um alto Índice de Desenvolvimento Social nem sempre implica bons resultados de eficiência; (c) municípios menores apresentaram melhores índices; (d) o Produto Interno Bruto pode estar sendo mal aproveitado na promoção da educação; (e) o aumento da carga horária diária não está sendo convertido em mais eficiência; e (f) professores com curso superior parecem ser subaproveitados. Conclui-se que os municípios cearenses têm relevante potencial de melhoria de seus resultados educacionais, independente de fatores como porte do município ou recursos disponíveis.

Biografia do Autor

  • Meiry Mesquita Monte, Tribunal de Contas do Estado do Ceará

    Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Consultora Técnica do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

  • Cláudio Bezerra Leopoldino, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. 

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2020-05-12

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Artigos

Como Citar

Eficiência relativa da educação nos municípios cearenses. (2020). Revista Controle - Doutrina E Artigos, 18(1), 74-104. https://doi.org/10.32586/rcda.v18i1.586